Ayurveda na Índia

Ayurveda está entre as ciências mais antigas de cura do mundo. Teve origem a cerca de 5000 anos na Índia. Ayurveda é composto por duas palavras  “Ayu” que significa vida “Veda”  que significa o conhecimento ou ciênciasignificando “Conhecimento ou ciência da vida ou longevidade”.
Ayurveda tem suas raízes nos Vedas da mitologia indiana, especialmente ao Atharva Veda.  A Ayurveda acredita que o universo e o corpo humano são co-relacionados entre si. Conforme a crença de que o corpo humano é uma síntese viva do universo, e o universo é muito semelhante ao corpo humano vivo, sempre volátil e consciente.
A Ayurveda é considerada a ciência da cura praticada pelos “Rishi” e “Munis” na Índia. Eles usaram as ervas e arbustos ao seu dispor, para curar eles mesmos e os seres vivos na natureza. Eventos de sucesso da cura de várias doenças levou a começar a documentar as soluções e a coleta dessas técnicas naturais de cura foi chamado de ‘Ayurveda’.

O conceito por trás Ayurveda:

Ayurveda acredita que existem tipos de energia em um corpo humano, chamado de “Doshas”. Existem segundo o Ayurveda, três tipos de doshas no corpo humano, ou seja, Vata, Pitta e Kapha. Em geral, apenas 1 ou 2 dos três são dominantes em um corpo humano.
A saúde de qualquer ser humano ou qualquer ser vivo é julgado com base no balanço destes Doshas no Ayurveda.
A Ayurveda diz que quase todas as doenças em um ser vivo não são nada além do desequilíbrio dos doshas, o que pode ser facilmente regulada ao seguir rotinas ayurvédicas muito simples.
Yoga, Pranayamas, massagens com óleos e controle dos hábitos alimentares podem facilmente curar qualquer tipo de doença variando de resfriado comum para problemas cardíacos graves.