Nutrição Ayurvédica

Nutrição Ayurvédica

A nutrição ayurvédica é baseada na idéia de que você é o resultado do que, quando, onde, como e por que você come. Ayurveda explica que seu alimento deve ser consumido conscientemente e com gratidão, e que deve ser fresco, da mais alta qualidade, digerível, delicioso, amorosamente preparado e satisfatório para os seus sentidos. Ayurveda oferece uma abordagem equilibrada para preparar, comer e digerir seus alimentos com base em seu tipo de corpo-mente única ou Dosha , bem como a hora do dia, a temporada, seu ciclo de vida e onde você mora.

De acordo com Ayurveda, os alimentos e as ervas são categorizados por seu gosto, qualidades gerais e como afetam os Doshas elementares (combinações do corpo da mente) de Vata , de Pitta e de Kapha . Vata é feito de ar e éter. Vata é leve, fria, seca, áspera, clara e móvel. Pitta é feito de fogo e água. Pitta é leve, quente, molhado / oleoso, afiado, claro e móvel. Kapha é feito de água e terra. Kapha é pesado, fresco, molhado, macio, denso e estático. Os seis sabores que são reconhecidos pelo Ayurveda são o doce, azedo, salgado, amargo, pungente e adstringente. Cada sabor tem qualidades associadas a ele que irá aumentar ou diminuir os Doshas. Como um exemplo; Doce é pesado, azedo é úmido, salgado é quente, amargo é frio, picante é quente e adstringente é seco.

Dois princípios fundamentais do Ayurveda são: Alimentos com qualidades que são semelhantes a um Dosha aumentarão o Dosha e alimentos com atributos que são diferentes de um Dosha diminuirão ou pacificarão esse Dosha, assim, mantendo o Dosha em equilíbrio. Os gostos e qualidades que equilibram Vata são doce, azedo, salgado, quente, pesado e úmido. Os gostos e qualidades que equilibram Pitta são doce, amarga, adstringente, seca e pesada. Os gostos e qualidades que equilibram Kapha são pungente, amargo, adstringente, leve, quente e seco.Você pode consultar as listas Dosha balanceamento de alimentos na literatura ayurvédica ou simplesmente considerar as qualidades gerais dos alimentos (quente / frio, leve / pesado, seco / húmido) quanto irá aumentar ou diminuir um determinado Dosha.

Ayurveda propõe que todos os seis sabores sejam incluídos em cada refeição para o equilíbrio dos Doshas. De acordo com Ayurveda, se sua refeição consiste em todos os seis sabores, seu cérebro e corpo se comunicam de maneira que ajuda a digestão eficiente e deixa você satisfeito. Digestão adequada leva a boa assimilação de nutrientes e contentamento reduz a ânsia de alimentos e o excesso em comer. Ao polvilhar temperos específicos para o Dosha, ou Churna, em sua refeição você pode ter certeza de que você está recebendo os seis sabores ao mesmo tempo.

Ayurveda ensina-nos que a sua comida deve apelar, não só para o seu sentido de gosto, mas também o seu sentido da visão, cheiro, toque e som. Digestão começa com a produção de saliva enzimática em sua boca e são seus órgãos sensoriais que estimulam este processo de irrigação bucal . Quando você usa uma variedade de alimentos e especiarias que são saborosos, aromáticos e visualmente atraentes com uma variedade de cores e texturas, que melhora a sua experiência culinária e fornece-lhe uma vasta gama de nutrientes.

Ao contrário de uma dieta de moda passageira, as práticas dietéticas na Ayurveda incentivam uma forma consciente de viver. Ayurveda é uma maneira de abraçar o alimento como energia que dá vida, e uma maneira de entender como a sua natureza individual e as influências em torno de você determinam quão bem sua comida irá atendê-lo. Ayurveda explica que suas necessidades dietéticas e sua digestão são afetadas pelos ritmos da natureza e as mudanças que ocorrem em sua vida. Viver um estilo de vida Ayurvédico é fazer escolhas alimentares que são baseadas não só em seu Dosha original, mas de acordo com a qualidade da comida, a estação atual e sua localização. Exemplo: a influência de um dia quente, pesado, húmido de verão pode ser equilibrado por uma salada fresca, seca, folha-verde. A hora do dia também tem sua influência de acordo com Ayurveda. 10h da manhã ás 14h é o período dominado por Pitta (fogo e água) e é considerado o melhor horário do dia para comer sua maior refeição e mais complexa como seu fogo digestivo ou Agni é mais forte. O ciclo da vida é outro fator determinante na alimentação consciente. À medida que envelhecemos, entramos no tempo Vata (ar e éter) de nossas vidas, Agni pode enfraquecer e os tecidos vitais se tornam mais secos. Ao comer refeições menores, mais frequentes, quentes, húmidas e ricas em nutrientes, como sopas saudáveis, você pode manter o estado equilibrado de saúde.

Como uma prática baseada na ciência e espírito, Ayurveda incentiva você a preparar e comer sua comida em um ambiente pacífico, amoroso e agradável, E para cumprimentar sua comida com reverência, reconhecendo sua fonte com gratidão.

Os princípios duradouros do Ayurveda lindamente expressam a natureza essencial de comer com atenção e gratidão como um caminho para viver saudável e feliz.

Entre em Contato