AYURVEDA

Ayurveda é uma palavra sânscrita que significa conhecimento da vida e expressa a sabedoria relacionada com a saúde e a longevidade. A medicina oriental se desenvolveu na busca do equilíbrio e manutenção preventiva  da saúde e bem estar enquanto a medicina ocidental se especializou em conhecer as enfermidades e as formas de combatê-las. Neste sentido algumas terapias orientais oferecem um rico e complexo legado que pode muito bem complementar o saber médico oficial.  O Ayurveda busca o equilíbrio nas relações entre corpo, mente, consciência – ou espírito – e o entorno, que incluí o espaço.

O Ayurveda oferece conselhos para todos os aspectos da vida, desde a dieta mais conveniente até a influência do clima, passando pela higiene, as emoções, o pensamento, as relações pessoais, o exercício físico, a harmonia com o universo e a espiritualidade.  Através de terapias preventivas e curativas, utilizando métodos de eliminação de toxinas do corpo e da mente.  Segundo este sistema médico, ao que se atribui mais de 5.000 anos de idade, não atender a qualquer desses fatores pode desencadear em processos que levam à enfermidade.

Dentro da visão holística o terapeuta ayurvédico compreende os pacientes como pessoas únicas.  Na visão ayurvédica se dá ênfase à prevenção: todos devem conhecer o que lhes faz bem ou mal,  o ambiente em que se vive, os diversos tipos de alimentos, a forma de prepará-los, o modo de pensar e agir. A auto-observação e a consciência atenta sobre as consequências do que se faz em cada momento são os pilares da  saúde física e mental.