Yoga

A Kundalini Yoga é uma ciência milenar sobre a arte de lidar com a expansão da consciência, acordando e fazendo subir a ENERGIA KUNDALINI pelo canal da espinha vertebral, atravessando e ativando os centros de energia denominados de chakras. Essa realização é feita misturando e unindo PRANA (energia cósmica) com APANA (energia de eliminação) gerando assim uma kumdpressão que força a subida da kundalini através da coluna utilizando-se PRANAYAMAS (exercícios respiratórios), BHANDAS (contrações corporais), KRYIAS (jogos completos de exercícios) e utilizando-se ASANAS (posturas), MUDRAS (gesticulação com mãos, dedos ou braços) e MANTRAS (palavras cantadas).

Através da prática da Kundalini Yoga o ser humano pode unir sua consciência cotidiana à sua consciência superior, ou cósmica, de forma regular ou diária, praticando cuidadosamente uma seqüência de exercícios e meditações combinadas. Logo o estudante praticante percebe o movimento da energia dentro de si e ao redor do seu corpo e assim conscientemente, começa a direcionar esse fluxo energético para estimular e acordar os chakras.

A KUNDALINI é um incrível e poderoso reservatório de energia que tem por símbolo uma serpente enrolada na base da colukundalini-yoga-musikna vertebral. Essa força tem a energia do átomo, é transmitida pela respiração e que todo ser humano tem disponível para dar vida à seu corpo-matéria. Toda yoga faz subir a kundalini, mas cada uma tem seu tempo. Essa energia transformadora trabalhada ao longo das práticas tonifica, limpa e revigora o metabolismo, fortalecendo a saúde psico física do ser humano.

Depois desse processo de purificação, que inclui mudança nos hábitos alimentares e de atitudes, a kundalini se expande e, ao ultrapassar o chakra do coração em direção aos chakras superiores, atinge uma consciência extraordinária, de grande sutileza e percepção. É o estado de samadhi, bliss ou nirvana, o êxtase da existência.

A Kundalini Yoga é denominada Yoga da Consciência, suas práticas são dinâmicas, energizantes e objetivas. Fortalece, alonga, relaxa a musculatura e todo metabolismo. Aumenta a capacidade respiratória e o nível de vitalidade física e psíquica. Estimula a harmonia dos sistemas nervoso e glandular, sincronizando-os com a rede de meridianos, chakras e corpos energéticos. Propõe ainda um profundo mergulho na Meditação.

Na prática do Yoga o objetivo último é o auto-desenvolvimento e auto-realização.

Yoga é uma atividade prática, não uma religião. Yoga é uma antiga arte com base em um sistema de harmonização de desenvolvimento para o corpo, mente e espírito. A prática continuada de yoga vai levar você a uma sensação de paz e bem-estar, e também uma sensação de estar unificado com seu ambiente.

A prática de yoga torna o corpo forte e flexível, ele também melhora o funcionamento dos sistemas respiratório, circulatório, digestivo e sistemas hormonais. Yoga traz estabilidade emocional e clareza de espírito.

Yogaterapia

Yogaterapia é o processo de capacitar os indivíduos para o progresso em direção a melhoria da saúde e bem-estar através da aplicação da filosofia e da prática do Yoga. Visa o tratamento holístico de vários tipos de disfunções psicológicas ou somáticas que variam de  problemas  nas  costas  ao  sofrimento  emocional.  Assim  como o Yoga Tradicional, compartilha uma compreensão do ser humano como um sistema corpo-mente integrado, que pode funcionar bem apenas quando existe um estado de equilíbrio dinâmico.

yogaterapia5

Yogaterapia desenvolve práticas do Yoga com ajustes e adaptações para pessoas com problemas de saúde ou limitações físicas ou mesmo necessidades periódicas como a gravidez, a infância e a terceira idade. As aulas de Yoga em grupo podem melhorar a saúde geral e resolver as queixas leves, mas podem ser ineficazes – ou mesmo prejudiciais – para doenças graves. Em tais casos, a Yogaterapia pode ajudar através da concepção do Yoga e do Ayurveda às necessidades individuais e ajuda a promover o retorno da saúde positiva, bem como auxiliar entrenador_ancianoscondições médicas particulares.

Trabalhamos com um atendimento personalizado que se utiliza das práticas do kundalini yoga, como posições físicas, exercícios respiratórios, técnicas de relaxamento, meditações, Yoga Nidra. Junto com a visão da numerologia tântrica, a qual identifica as tendências de desequilíbrios dos corpos sutis, conduzindo ao autoconhecimento e ampliando a própria percepção do seu estado físico, mental e emocional. Toda e qualquer pessoa pode se beneficiar dessa metodologia, não é necessário ser flexível ou estar em forma para obter os efeitos destas práticas, proporcionando o fortalecimento dos sistemas do corpo, aliviando dores, tensões, ansiedade e prevenindo doenças.gravida

O Yoga Nidra traz calma, tranqüilidade e clareza incríveis. O Yoga Nidra é uma das meditações mais profundas, levando a consciência dos vários níveis do processo mental para um estado supremo de imobilidade e discernimento. As descrições no texto abaixo podem ser difíceiyoga-nidras de entender. Com paciência e leitura completa, o entendimento recompensará o esforço, permitindo que se veja a imensa profundidade do Yoga Nidra, que está muito além do simples relaxamento. Diz-se que uma imagem é melhor do que mil palavras. Algumas vezes são necessárias mil palavras para que aconteça o ‘aha’ interno do entendimento. O mais importante é que é a prática persistente que traz o resultado real do Yoga Nidra, assim como em todas as práticas úteis na vida e no Yoga. Yoga Nidra significa Sono do Yoga. É um estado de Sono Profundo consciente. Na Meditação, permanecemos no estado Desperto de consciência e gentilmente focamos a mente, enquanto permitimos que padrões de pensamentos, emoções, sensações e imagens surjam e desapareçam. Entretanto, no Yoga Nidra, deixamos o estado Desperto, passamos pelo estado do Sonho e vamos para o Sono Profundo, permanecendo sempre acordados. Embora o Yoga Nidra seja um estado muito relaxante, é usado pelos yogis para purificar os Samskaras, as impressões profundas, que são a força motriz por traz do Karmasono