AYURVEDA

Para o Ayurveda, existem diversas formas de alcançar o equilíbrio por ele proposto. Isto pode ser feito através de procedimentos de desintoxicação do organismo ou Panchakarma, procedimentos de pacificação ou Shamana, uso da alimentação adequada para cada biótipo, adoção de estilo de vida adequado e equilíbrio da mente e corpo através de meditação, técnicas de controle da respiração, posturas corporais e outros.

Segundo o Ayurveda, os estados emocionais, o estilo de vida, a alimentação inadequada, o ambiente e outros fatores produzem o acúmulo de Doshas (Vata, Pitta e Kapha) e de toxinas, levando ao desequilíbrio do organismo e à possibilidade de surgimento de várias doenças.

A palavra Shamana significa pacificar e um dos objetivos do programa é pacificar os estados dos Doshas acumulados e a formação de toxinas antes que o processo da doença apareça. Pacificando o corpo e a mente, é possível aumentar a capacidade antioxidante do corpo, promovendo o funcionamento adequado das células e rejuvenescimento do copo e da mente.

Os tratamentos utilizam procedimentos  com óleos mornos medicados com ervas, massagens corporais e faciais, máscaras de beleza, exercícios de Yoga, além de alimentação e rotina diária adequadas para que o paciente sinta-se revigorado, relaxado, livre do excesso de toxinas e equilibrado de acordo com sua constituição original.

Todos os procedimentos visam principalmente reequilibrar o organismo, aplicando técnicas que propiciam o rejuvenescimento a um nível celular. Além disso, diversos procedimentos de beleza também podem ser aplicados, tudo baseado nos tradicionais  tratamentos ayurvédicos de Kerala na Índia.

Panchakarma, que inclui cinco procedimentos principais, destina-se a purificar o corpo todo, eliminando toxinas acumuladas. Este programa inclui tratamentos como Virechana (purgação), Vamana (emese), Sneha Basti (enemas com óleo), Niruha Basti (enemas com decoctos de ervas medicinais), e Nasya (medicamentos instilados via nasal).

A grande vantagem deste processo é que ele pode ser administrado tanto para pessoas saudáveis como para aquelas que sofrem de alguma patologia. Quando o Panchakarma é feito em uma pessoa saudável, ele tem um efeito preventivo, restaurador e rejuvenescedor de todo o organismo.

No início desta terapia, o corpo e a mente são preparados para o maior êxito do processo de eliminação. Isto é feito seguindo os seguintes processos:

Fase de eliminação: o médicoayurvédico, baseado nas condições e necessidades do paciente, decide qual o tipo de panchakarma o paciente deverá fazer.