Esta é uma das grandes diferenças entre a Nutrição moderna e a Ayurvédica:

nutricaoHolístico significa “ver o todo”, o inteiro..ou seja não avalia apenas as propriedades do alimento, mas analisa sim conjunto das atuais condições de quem irá consumi-lo : emoções, estilo de vida, idade, clima… Conforme o Ayurveda nos ensina ,as emoções tem um papel fundamental na saúde. E refletindo sobre isto… com minha experiência como Kapha, gostaria de compartilhar algo com vocês!

Não tenho vergonha de dizer…sou Nutri, amo alimentação saudável , mas também dou um dedinho (as vezes a mão inteira) por uma porcaria.

Porém, descobri recentemente que, o que mais me toca e preenche é o aroma da cozinha da minha época de infância.
Passei alguns dias meio que sem gostar de minhas preparações. .nada me agradava! Me empenhava nos temperos , formas de preparo diferentes e : nadaaaa!

Até que estes dias, passando pelo corredor , senti um aroma que veio da casa de meus vizinhos, me remeteu imediatamente a minha casa. Ao cheirinho da comida que minha mãe fazia…daí o ” start “..senti que era isso que eu precisava

Imediatamente modifiquei o cardápio de meu almoço : substitui o feijão azuki pelo marrom, no arroz integral com açafrão acrescentei a cebola, temperei a mandioca cozida com farofa de mandioca ( não foi erro de digitação. ..minha mãe fazia e eu achava uma delícia). Juro,confesso..chorei ao comer! ! Agravamento de Kapha? Não. ..conforto emocional, era tudo o que eu precisava no momento.

O que quero dizer com tudo isso?

Primeiro : é normal buscarmos o alimento como consolo emocional, mas o que é fundamental? Percebermos qual emoção está por trás disto. .no meu caso conforto. Encontrei na comidinha caseira e não na “porcaria”.

Segundo : então , quando se perceber fazendo isto , se pergunte: qual emoção está buscando satisfazer e onde você lembra que encontra esta satisfação, vá direto ao ponto.

Permita-se desvincular de sua mente tão lógica e responsável, e deixe seu o lado criança falar mais alto! Como por exemplo,quando estamos angustiados, a quebra da angustia vem com alegria! Não era isso que um banho de chuva debaixo das calhas ou um banho de mangueira trazia… porque não reproduzir? O que te impede? ( pode ser escondido no seu quintal para não ” passar ridículo” na frente dos outros)…. Assim, como subir numa árvore, caminhar sobre um muro…rolar na grama. Permita-se soltar este lado as vezes!!! É altamente desintoxicante

A grande surpresa é que as vezes o que você busca, não estará vinculado ao alimento , mas sim a alguma situação que você pode reproduzir sem intoxicar seu corpo.
Permita -se ouvir, conhecer, e buscar adequadamente o que necessita!

 
Quer saber um pouco mais sobre suas reais necessidades e seu biotipo constitucional? Venha nos fazer uma visita no Toque de Saúde !!