6 Dicas Ayurvédicas Para a Dor Crônica

Sugestões do Ayurveda que combinadas podem ajudar a acalmar os sintomas da fibromialgia, enxaquecas, osteoartrite, e muito mais.

Você tem dor no pescoço, nas costas ou ombros? Você sofre de uma lesão por esforço repetitivo, fibromialgia, enxaqueca ou osteoartrite? De acordo com estudos patrocinados pela Partnersr, pelo menos uma pessoa em cada uma das 44 milhões de famílias americanas sofrem de dor crônica. Destes, 78 por cento estão insatisfeitos com seus medicamentos convencionais de controle para a dor, que estariam disponíveis para experimentar novos tratamentos, e 43 por cento iria gastar mais dinheiro em um tratamento se eles tivessem certeza de que ele iria funcionar. A dor afeta o seu humor global e perturba o seu sono, e 80 por cento acreditam que sua dor é algo que infelizmente terá que conviver pelo resto da vida. O Ayurveda tem um ponto de vista diferente.
Entendendo a Dor Crônica
De acordo com Robert E. Svoboda, “Ayurveda acolhe e aceita a dor, mesmo durante a tentativa de aliviá-la, pois é através dela que a nossa natureza nos envia uma mensagem, um sinal de alerta. Algo como um pedido de avaliação, um olhar para nossas vidas e afim de identificarmos o que estamos fazendo para criar esta situação.
Se você tende a ignorar as mensagens do seu corpo até que a dor o oprima. Você tende a agravar o problema cada vez mais cedo. Certos hábitos conscientes ou inconscientes como sua respiração, geram uma tensão crônica nos músculos, suprimindo suas emoções, comendo alimentos refinados, processados, ingerir muita cafeína ou não ingerir água suficiente podem nos tornar mais suscetíveis à dor, porque eles agravam vata, o dosha que está sempre envolvido quando há dor. Se você pode dar um passo atrás e observar qual das suas atividades e hábitos contribuem para o problema, você pode começar a desfazer a dor naturalmente.
Tente alguns conselhos naturais
Desde que todos são diferentes, é melhor encontrar um terapeuta ayurvédico que pode adaptar um programa para suas necessidades individuais. Enquanto isso aqui estão algumas soluções que qualquer pessoa com dor crônica pode tentar.
1. Relaxamento Sistêmico
A próxima vez que você estiver inclinado a tomar uma pílula para seus sintomas, tente antes passar 10 minutos fazendo um relaxamento sistemático em shavasana (postura do cadáver). Esta prática pode reduzir espasmos musculares, aliviar a tensão, e acalmar a mente naturalmente.
2. Massagem
Na tradição ayurvédica, massagem com óleo regular, ou Snehana, é reverenciado como uma forma altamente eficaz de tratamento para diversos tipos de doenças. A massagem ajuda a reduzir a dor, porque ele doma vata, alivia a rigidez articular e muscular, aumenta a circulação, mobiliza as toxinas e relaxa o corpo. Encontrar um terapeuta qualificado para trabalhar pelo menos uma vez por mês. (Uma vez por semana seria ainda melhor). Se o dinheiro está apertado, basta realizar uma auto- massagem com óleo diariamente.
3. Dieta
Comida é um poderoso curandeiro, também. Seguir uma dieta pacificadora de vata com alimentos de qualidades quentes e úmidas, levemente temperadas, nutritivas. Use por um mês e verifique se eles fazem a diferença. Os sabores doce, salgado, azedo são todos pacificadores de vata, apenas certifique-se de encontrar fontes naturais, saudáveis de doces (como ameixas maduras, pêras, ou outras) e não exagere. Comer em excesso agrava vata.
4. Asanas Suaves
A dor pode nos desencorajar de alongamentos e dificultar nossa movimentação e alguns exercícios da maneira que normalmente fazemos, mas restringir seu movimento só irá agravar o problema. Toxinas acumulam onde há estagnação e congestionamento no corpo, e isto provoca dor. Contraindo e relaxando os músculos com asanas suaves alivia a estagnação através da mobilização de sangue, linfa e fluido sinovial. Até 15 minutos de alongamento a cada manhã ou à noite vai fazer grande diferença.
5. Aromaterapia
Estudos mostram que os óleos essenciais de alecrim e tomilho aumentam o fluxo sanguíneo para os músculos e geram calor, enquanto hortelã-pimenta e murta tem efeitos analgésicos temporários. Polvilhe algumas gotas em um difusor de aromaterapia, um banho quente, ou seu óleo de massagem e desfrute. (Se você estiver usando óleos essenciais em sua pele, teste antes de aplicar de forma ampla e sempre diluindo em bons óleos carregadores.)
6. Ervas
Cúrcuma e gengibre ajudam a reduzir a dor inflamatória, enquanto valeriana, kava kava, camomila, sckullcap, maracujá, lúpulo e jatamansi (a “valeriana indiana”) ajudam a combater a dor relacionada a tensão. E uma vez que a dor crônica é muitas vezes uma combinação de inflamação e tensão, essas ervas são muitas vezes vendidas em fórmulas de combinadas.